Dia Mundial da Segurança do Paciente - OMS/ 2023




Banner Hospital São Paulo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema da Campanha de 2023 é “Envolver os pacientes para a segurança do paciente”. 


O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado anualmente, é uma data criada  pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que visa estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, priorizando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.

Para comemorar a data, no dia 18 de setembro,  foram entregues folders com o tema deste ano e fitas laranjas (cor símbolo da data) para os pacientes e colaboradores do Hospital São Paulo.  Além da exposição do Banner temático no térreo do HSP decorado com balões.

Folder "Envolver os pacientes para a segurança do paciente" - Parte 1

Segundo a OMS, quando os pacientes são tratados como parceiros nos seus cuidados, são obtidos ganhos significativos em termos de segurança, satisfação do paciente e resultados de saúde.

Folder "Envolver os pacientes para a segurança do paciente" - Parte 2

Com isso, listamos algumas perguntas que possam ser feitas pelo paciente em relação ao uso de medicamentos. E assim, fazendo com que o paciente possa ter melhor participação  durante tratamento ou consulta.

Vide folder - parte 2

Dia Mundial da Segurança do Paciente - 17 Setembro de 2022

Dia Mundial da Segurança do Paciente – OMS/2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema da Campanha de 2022 é “Medicação sem danos”. 


O Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital São Paulo, comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de Setembro, com o tema escolhido  anualmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Segurança na Medicação é a terceira meta internacional de Segurança do Paciente, sendo "Medicação sem danos" o  tema estabelecido para o mês de Setembro de 2022. 

De acordo com James Reason, utilizando o modelo do "queijo suíço", entende-se que as barreiras de Segurança  são como fatias de queijo que quando alinhados os furos - falhas nos processos da assistência - os erros podem atingir a ultima barreira que representativamente é o paciente. 

Considerando que o paciente é a ultima barreira para sua segurança destaca-se que sua participação e empoderamento durante a assistência prestada colabora também na redução dos riscos. Assim,  o Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente elaborou  folders  informativos relacionados aos "5 Momentos para Medicação Segura".   Os  folders informativos foram entregues aos pacientes nas unidades de internação do Hospital São Paulo, bem como no Ambulatório da Rua José de Magalhães e na entrada da recepção no prédio do Hospital São Paulo n°715. 

VÍDEO -  MEDICAÇÃO SEM DANOS - HOSPITAL SÃO PAULO

Como parte desta celebração, foi também elaborado um vídeo interativo contendo informações básicas para  melhor participação do paciente em suas consultas e tratamento.

Video Segurança na Medicação - 17 de Setembro (video-converter.com).mp4

Dia Mundial da Segurança do Paciente - 17 Setembro de 2021

Dia Mundial da Segurança do Paciente – OMS/2021 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema da Campanha de 2021 é “Cuidado Materno e Neonatal Seguro - Aja agora para o parto seguro e respeitoso”. 

Hospital São Paulo realiza Campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente - 17 de Setembro de 2021 









Essa realidade pode mudar. 

Aja agora para um parto seguro e respeitoso!

Como vem sendo feito nos anos anteriores no HSP, o Grupo de Segurança do Paciente, grupo executivo do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São Paulo, realizou a campanha de 2021, com o tema proposto pela OMS: “Cuidado Materno e Neonatal Seguro - Aja agora para o parto seguro e respeitoso”. 

Este tema reforça aos profissionais que prestam assistência à saúde e atendimento às parturientes e ao recém nascido, o direito da mulher a um parto seguro e respeitoso, além de informar as mulheres sobre esse direito, bem como seus familiares e companheiros (as).

Segundo a OMS (2021), 2,5 milhões de recém-nascidos morrem todos os anos, o que representa 47% de todas as mortes de menores de 5 anos, e 830 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. A proposta é agir agora, para mudar essa realidade.

Banners informativos, com esses e outros dados, foram distribuídos pelo Hospital São Paulo e também publicados nas mídias sociais:

Como parte da Campanha instituída pela OMS, as instituições de saúde no Brasil e no mundo colocam a cor laranja para iluminar sua fachada, representando o envolvimento da instituição com o tema . Assim, o Hospital São Paulo também iluminou  sua fachada com a cor laranja, para celebrar e dar voz à luta em favor do cuidado materno e neonatal.

Dia mundial da Segurança do Paciente - 17 Setembro de 2020

Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros!

Este ano foi um dos mais desafiadores e reveladores para as questões de segurança nos sistemas de saúde: desde equipar e apoiar eficazmente os profissionais de saúde da linha de frente em seu trabalho heróico, até atender e tratar os pacientes de forma equitativa.

A pandemia de COVID-19 revelou os enormes desafios e riscos que profissionais de saúde estão enfrentando globalmente, incluindo infecções relacionadas à assistência à saúde, violência, estigma, transtornos psicológicos e emocionais, doenças e até mesmo a morte. Além disso, trabalhar em ambientes estressantes faz com que profissionais de saúde estejam mais sujeitos a cometer erros que podem causar danos ao paciente.

O tema da campanha 2020, "Segurança do profissional de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente", objetiva chamar a atenção de pacientes, profissionais de saúde e governantes, para que, juntos, globalmente, trabalhem para garantir a segurança do paciente e do trabalhador de saúde em todas as nações do planeta.

"Nós também devemos cuidar dos nossos profissionais de saúde por meio de redes de apoio que lhes permitam preservar sua saúde física e mental. Devemos celebrá-los como os heróis que são e protegê-los do estigma. Devemos encorajar e admirar nossos profissionais de saúde, não temê-los e desrespeitá-los." Carissa F. Etienne, diretora da OPAS (7 de abril de 2020).” 

fonte: Ministério da Saúde  

Para comemorar esta data, baseado na temática deste ano, o Grupo de Segurança do Paciente reuniu fotos de alguns colaboradores das áreas e unidades do Hospital São Paulo, e criou este mural dedicado ao trabalho e ao empenho de cada profissional atuante durante a pandemia.    

Dia Mundial da Segurança do Paciente - 17 Setembro de 2019

Fale pela Segurança do Paciente!


"A OMS reconhece que a segurança do paciente é uma prioridade global em saúde e que é preciso estabelecer medidas conjuntas para reduzir os danos aos pacientes nos ambientes onde a atenção é prestada, criando uma cultura de trabalho nos serviços de saúde que considere a Segurança do Paciente como uma prioridade."

Desta forma, os estados membros da OMS definiram durante a 72ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada em maio de 2019, que o Dia Mundial da Segurança do Paciente acontecerá anualmente, no dia 17 de setembro, com o lançamento de uma campanha global visando criar consciência sobre a Segurança do Paciente e estimular as pessoas envolvidas a mostrar seu engajamento para tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes. O tema escolhido para a campanha neste ano é Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde, com o slogan “Fale pela Segurança do Paciente”.

Comemoração - Hospital São Paulo 

Para a comemoração do Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de Setembro, foram expostos banners  das 6 metas Internacionais da Segurança do Paciente e montada uma bancada onde foram entregues laços laranjas, folhetos e canetas com base no tema. 

Nas imagens podemos ver colaboradores e pacientes que passaram no térreo do Hospital São Paulo  e participaram desta campanha.

O Grupo de Segurança do Paciente agradece a sua participação! 

Banco de imagens: Pixabay  - Licença

Campanha "As seis metas" no Hospital São Paulo - 2015 e 2016

O Hospital São Paulo vem se empenhando em contemplar os critérios básicos da Segurança do Paciente, conforme propõem as "6 metas" do Ministério da Saúde. Nesse sentido, vem discutindo, planejando e implantando ações que visam garantir uma assistência livre de incidentes.

O sucesso dessa empreitada só será possível com a participação e o comprometimento de cada colaborador. Cada um, no seu dia-a-dia, certamente tem muito a contribuir para criarmos ambientes e processos cada vez mais seguros. 

Núcleo de Segurança do Paciente/ HSP e Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente/ HSP  

Banco de imagens: Pixabay  - Licença

"A qualidade da assistência à saúde prestada pelos estabelecimentos de saúde é, cada vez mais, uma exigência de todos nós. 

O Hospital São Paulo tem a diretriz do Ministério da Saúde - Segurança do Paciente - um dos seus mais importantes objetivos.

Estamos unidos para conquistarmos cada vez mais qualidade e segurança para os nossos pacientes.

Temos que suplantar dificuldades e também mudar nosso comportamento para chegarmos lá.

Conto com todos vocês."

Prof. Dr. José Roberto Ferraro

Diretor Superintendente do Hospital São Paulo - HU/UNIFESP 

Esta campanha teve como  objetivo divulgar através de banners, folders e brindes o Programa de Segurança do Paciente no Hospital São Paulo e seus conceitos, para que todos se familiarizassem com o tema e conhecessem as ações realizadas referentes às metas de segurança. 

Também foi lançado, nesta campanha, o Sistema de Notificação de Incidentes, no qual todos colaboradores, usuários, alunos, residentes etc. poderiam reportar os eventos ocorridos com os pacientes.

A campanha contou também com palestras sobre o tema e a oficialização da Segurança do  Paciente como tema prioritário da diretoria do Hospital.

Folders - Campanha "As seis metas" no Hospital São Paulo - 2015 e 2016

Frente 

verso 

Frente

Verso

Banners - Campanha "As seis metas" no Hospital São Paulo - 2015 e 2016

Para cada uma das seis metas foi elaborado um banner contendo as principais ações que vêm sendo realizadas no Hospital São Paulo e grupos ou comissões existentes relacionados ao tema da meta.

As informações referentes à notificação de eventos adversos, tipos de eventos, como e onde notificar, constam na parte de baixo, comum a todos os banners.