Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente

Sistema de Avaliação do Hospital São Paulo

Versão 2022/2025

"A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua".

Fonte: Organização Nacional de Acreditação (ONA)



O sistema de avaliação no Hospital compreende auditorias internas e externas de acordo com modelos pertinentes.

As auditorias internas são realizadas a partir de demandas dos próprios setores e/ou da diretoria do Hospital. São auditados os diversos setores, áreas administrativas, assistenciais, de apoio, de diagnóstico etc., baseado nos requisitos do modelo ONA. A partir dessas auditorias, são emitidos relatórios, que são apresentados às chefias dos respectivos setores.

Outras auditorias internas também são realizadas pela equipe do Escritório da Qualidade sob demanda, cabe citar as auditorias periódicas realizadas no Laboratório Central com a metodologia do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e as Unidades de Terapia Intensiva com a Certificação por Distinção da ONA. Além das auditorias, o Escritório dá assessoria a estas e outras áreas para obtenção de certificações ou selos de qualidade.

Quanto à auditoria externa, foi realizado diagnóstico institucional em 2012, por uma acreditadora do Sistema ONA, para mapear os principais fluxos e não conformidades respectivas em relação ao Níveis 1, 2 e 3 do Sistema de Acreditação ONA. O diagnóstico emitido contribuiu para balizar ações de melhorias.