Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente
Informes
Curso de Capacitação em Segurança do Paciente (EAD)
5° Edição de 2024
É um curso exclusivamente online, através da plataforma Moodle, com carga horária de 60 horas, em que profissionais, alunos e residentes terão uma ampla abordagem sobre Segurança do Paciente.
Está disponível para acesso até o dia 31/12/2024.
Acesse: https://ead.huhsp.org.br com seu usuário e senha de login da INTRANET e digite a chave de inscrição.
Aos aprovados, será emitido um certificado para ser impresso!
Para ter acesso as chaves de inscrição, clique aqui.
Lançamento:
Cartilha de Fundamentos de Segurança do Paciente - 1ª edição
Esta cartilha traz os principais fundamentos sobre a Segurança do Paciente e é destinada a todos os profissionais, alunos e residentes que atuam no Hospital São Paulo
É um modo prático, atualizado e simplificado de consulta sobre o tema.
Está permanentemente disponível para acesso (acesso restrito a colaboradores internos - clique aqui).
Destaques
Dia Mundial da Segurança do Paciente – OMS/2024
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema da Campanha de 2024 é “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado anualmente, é uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que visa estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, priorizando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.
Para comemorar a data, o Hospital São Paulo realizou a semana do Dia Mundia da Segurança do Paciente, do dia 16/09 a 20/09, em que foram realizadas palestras presenciais dos serviços de diagnósticos, entrevistas online e entregues canetas personalizadas com o lembrete "Compromisso com a Segurança do Paciente". Além da exposição do Banner temático no térreo do HSP.
Semana do Dia Mundial da Segurança do Paciente - Hospital São Paulo - HU UNIFESP
Dr. Newton Barros e seu companheiro de banda, Val Bueno.
Semana do Dia Mundial da Segurança do Paciente HSP HU UNIFESP - 2024
Acesse os PDFs das apresentações - Clique aqui.
Entrevistas com os gestores dos serviços de diagnósticos do
Hospital São Paulo - HU UNIFESP
Entrevista: Inovação em Saúde - Dr. Evandro Felix
Entrevista: Inovação em Nefrologia - Profa.Dra. Dulce M. Casarini
Entrevista: Diagnóstico e Terapia em Endoscopia Digestiva e Respiratória - Prof.Dr. Luiz H. Ota
Entrevista: Diagnóstico e Terapia em Cardiologia - Prof.Dr. Adriano Caixeta
Entrevista: Diagnóstico de Enfermagem em Lesão Por Pressão - Enfa. Fabiana Augusto
Entrevista: Gestão Clínica - Profa. Dra. Jaquelina Arakaki
Entrevista: Gestão de Enfermagem - Dra. Ieda A. Carneiro
Entrevista: Gestão da Informática na Clínica - Sr. Brenno Martins
Entrevista: Gestão de Equipamentos - Eng. Amaro Oliveira e Eng. Wilton Rosante
Entrevista: Gestão Administrativa - Sra. Francisca Oliveira, Wilton Mario de Oliveira
Entrevista: Gestão Administrativa - Sr. Júlio C. Batista
Dia Mundial da Segurança do Paciente – OMS/2023
Banner Hospital São Paulo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema da Campanha de 2023 é “Envolver os pacientes para a segurança do paciente”.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado anualmente, é uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que visa estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, priorizando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.
Para comemorar a data, no dia 18 de setembro, foram entregues folders com o tema deste ano e fitas laranjas (cor símbolo da data) para os pacientes e colaboradores do Hospital São Paulo. Além da exposição do Banner temático no térreo do HSP decorado com balões.
Folder "Envolver os pacientes para a segurança do paciente" - Parte 1
Segundo a OMS, quando os pacientes são tratados como parceiros nos seus cuidados, são obtidos ganhos significativos em termos de segurança, satisfação do paciente e resultados de saúde.
Folder "Envolver os pacientes para a segurança do paciente" - Parte 2
Com isso, listamos algumas perguntas que possam ser feitas pelo paciente em relação ao uso de medicamentos. E assim, fazendo com que o paciente possa ter melhor participação durante tratamento ou consulta.
Vide folder - parte 2
Dia Mundial da Segurança do Paciente – OMS/2022
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema da Campanha de 2022 é “Medicação sem danos”.
O Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital São Paulo, comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de Setembro, com o tema escolhido anualmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Segurança na Medicação é a terceira meta internacional de Segurança do Paciente, sendo "Medicação sem danos" o tema estabelecido para o mês de Setembro de 2022.
De acordo com James Reason, utilizando o modelo do "queijo suíço", entende-se que as barreiras de Segurança são como fatias de queijo que quando alinhados os furos - falhas nos processos da assistência - os erros podem atingir a ultima barreira que representativamente é o paciente.
Considerando que o paciente é a ultima barreira para sua segurança destaca-se que sua participação e empoderamento durante a assistência prestada colabora também na redução dos riscos. Assim, o Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente elaborou folders informativos relacionados aos "5 Momentos para Medicação Segura". Os folders informativos foram entregues aos pacientes nas unidades de internação do Hospital São Paulo, bem como no Ambulatório da Rua José de Magalhães e na entrada da recepção no prédio do Hospital São Paulo n°715.
VÍDEO - MEDICAÇÃO SEM DANOS - HOSPITAL SÃO PAULO
Como parte desta celebração, foi também elaborado um vídeo interativo contendo informações básicas para melhor participação do paciente em suas consultas e tratamento.
Dia Mundial da Segurança do Paciente – OMS/2021
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema da Campanha de 2021 é “Cuidado Materno e Neonatal Seguro - Aja agora para o parto seguro e respeitoso”.
Hospital São Paulo realiza Campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente - 17 de Setembro de 2021
830 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto (OMS, 2021).
2,5 milhões de recém-nascidos morrem todos os anos, o que representa 47% de todas as mortes de menores de 5 anos (OMS, 2021).
300 mil nascimentos prematuros foram registrados em 2019 no Brasil, o que faz com que o país seja o 10º colocado no ranking mundial de prematuridade (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2020).
38 óbitos maternos por Covid-19 foram registrados a cada semana no Brasil durante 2021 (Observatório Obstétrico Brasileiro, 2021).
Hemorragias, infecções, abortos inseguros, eclampsia e parto distócico são as complicações responsáveis por mais de 70% das mortes maternas (OMS, 2021).
11,7% dos partos ocorrem antes das 37 semanas de gestação no Brasil (UNICEF e Ministério da Saúde).
Uma de cada cinco mortes maternas por Covid-19 ocorreu fora de uma unidade de terapia intensiva (Observatório Obstétrico Brasileiro, 2021).
A razão de mortalidade materna foi de 59,1 óbitos maternos/100.000 nascidos vivos em 2018, número bem acima das metas fixadas pelo Brasil com a Organização das Nações Unidas (MS, 2020).
65% dos óbitos maternos ocorridos em 2018 foram em mulheres com a cor da pele negra/parda (MS, 2020).
Essa realidade pode mudar.
Aja agora para um parto seguro e respeitoso!
Como vem sendo feito nos anos anteriores no HSP, o Grupo de Segurança do Paciente, grupo executivo do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São Paulo, realizou a campanha de 2021, com o tema proposto pela OMS: “Cuidado Materno e Neonatal Seguro - Aja agora para o parto seguro e respeitoso”.
Este tema reforça aos profissionais que prestam assistência à saúde e atendimento às parturientes e ao recém nascido, o direito da mulher a um parto seguro e respeitoso, além de informar as mulheres sobre esse direito, bem como seus familiares e companheiros (as).
Segundo a OMS (2021), 2,5 milhões de recém-nascidos morrem todos os anos, o que representa 47% de todas as mortes de menores de 5 anos, e 830 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. A proposta é agir agora, para mudar essa realidade.
Banners informativos, com esses e outros dados, foram distribuídos pelo Hospital São Paulo e também publicados nas mídias sociais:
Como parte da Campanha instituída pela OMS, as instituições de saúde no Brasil e no mundo colocam a cor laranja para iluminar sua fachada, representando o envolvimento da instituição com o tema . Assim, o Hospital São Paulo também iluminou sua fachada com a cor laranja, para celebrar e dar voz à luta em favor do cuidado materno e neonatal.