Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente


Qualidade em Saúde

Sete Pilares da Qualidade em Saúde


No final do século passado, Avedis Donabedian, um dos principais autores de qualidade em saúde, estabeleceu como sete os atributos do cuidado em saúde que definem a sua qualidade: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade . Esses atributos ajudaram a compreender melhor o conceito de qualidade em saúde.

Seis Atributos da Qualidade na Assistência à Saúde:


No início deste século, o Instituto de Medicina (IOM) dos Estados Unidos da América (EUA) propôs a incorporação dasegurança do paciente” como um dos seis atributos da qualidade na assistência. Estes atributos foram incorporados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009 ganhando uma ampla adesão internacional e sendo até hoje utilizados.


A qualidade em saúde se traduz melhor prática, com foco nos pacientes, por meio de um cuidado mais confiável e seguro; em tempo hábil e de fácil acesso, com custos reduzidos e, que, possa resultar em uma saúde melhor para a população como um todo.

SEGURANÇA: Evitar lesões e danos nos pacientes decorrentes do cuidado que tem como objetivo ajudá-los.

EFETIFIDADE: Cuidado baseado no conhecimento científico para todos que dele possam se beneficiar, evitando seu uso por aqueles que provavelmente não se beneficiarão (evita subutilização e sobre-utilização, respectivamente).

CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE: Cuidado respeitoso e responsivo às preferências, necessidades e valores individuais dos pacientes, e que assegura que os valores do paciente orientem todas as decisões clínicas. Respeito às necessidades de informação de cada paciente.

OPORTUNIDADE: Redução do tempo de espera e de atrasos potencialmente danosos tanto para quem recebe como para quem presta o cuidado.

EFICIÊNCIA: Cuidado sem desperdício, incluindo aquele associado ao uso de equipamentos, suprimentos, ideias e energia.

EQUIDADE: Qualidade do cuidado que não varia em decorrência de características pessoais, como gênero, etnia, localização geográfica e condição socioeconômica.



Fonte: Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente

Qualidade no Hospital São Paulo

Breve História

O Escritório da Qualidade inicialmente teve uma atuação mais voltada à realização de auditorias e avaliação de serviços, de acordo com os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar do Sistema Nacional de Acreditação/ONA. Todos os serviços do Hospital, assistenciais e não assistenciais, foram auditados e emitidos relatórios de não conformidades, os quais eram encaminhados aos coordenadores/chefes para correção e elaboração de ações de melhoria. Paralelamente eram realizadas capacitações em conceitos e ferramentas da Qualidade e em requisitos do Manual ONA.

A partir de 2010, as diretrizes do Sistema da Gestão da Qualidade foram remodeladas, passando a ter um foco principalmente voltado à gestão por processos, organização dos fluxos institucionais e sistematização de documentos. Sendo assim, foram estruturados Comitês e Grupos de Trabalho nas diversas áreas do Hospital: assistenciais, administrativas, de serviços de apoio, etc., a fim de permitir que todos os setores descrevessem seus processos, procedimentos internos, abrangência de atuação e definição de interrelação entre diversos setores/áreas de forma a estabelecer contratos de serviços entre os diferentes setores/áreas.

Com o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente em 1º de abril de 2013, através da Portaria 529/2013 pelo Ministério da Saúde, foram definidos conceitos relevantes na área da Segurança do Paciente, principais estratégias para a implementação de práticas seguras nos hospitais, criação de um sistema de notificação de incidentes, elaboração de protocolos e promoção de processos de capacitação. Paralelamente, à criação da Portaria, foi lançada a RDC 36, de 25 de julho de 2013, a qual institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, dentre estas, a criação de um Núcleo de Segurança do Paciente nas organizações de saúde, a implementação de um Plano de Segurança, o monitoramento e a notificação de eventos adversos. O Hospital São Paulo, desde então, vem envidando esforços para atender ao Programa Nacional de Segurança do Paciente em todas essas dimensões.

Assim, o Escritório passou a atuar como Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente (EQSP) focando suas ações na estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente; nos protocolos de segurança do paciente, sua adaptação para o Hospital e respectivos grupos de trabalho; na criação e monitoramento de um sistema de notificação de eventos adversos; análise de incidentes e riscos e, mantendo, também, o foco em capacitação.

Atualmente o enfoque na análises de causas, riscos e danos tem permitido uma atuação importante do EQSP em parceira com os setores/ unidades quanto a ações de melhoria e mitigação dos riscos.


Missão da Qualidade

Apoiar e assessorar, através de diretrizes, conceitos e ferramentas da Qualidade, os diversos setores e áreas do HSP na melhoria de seus processos, visando a otimização e aprimorando a qualidade e segurança dos serviços prestados.


Política da Qualidade

Promover a cultura da qualidade focada na segurança da assistência e na excelência da prática multidisciplinar. Considerar a qualidade como parte integrante de qualquer atividade, por meio da melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão; assegurando a manutenção de programas de educação e aperfeiçoamento dos colaboradores.