Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente

Sistema de Documentação

Os processos de trabalho devem ser descritos na forma de protocolos, procedimento operacional padrão (POP), rotinas de trabalho, fluxogramas, etc., conforme natureza e a complexidade do processo. 

Neste sentido, foi desenvolvido em 2010 um Sistema de Documentação que refletisse as necessidades de organização, estruturação e disseminação das informações institucionais. 

Dentre os documentos previstos no Sistema de Documentação da Qualidade, destacam-se:


Rotinas Internas (RI)

Descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de um procedimento, ou seja, um roteiro padronizado para realizar uma tarefa, inclui os objetivos e o escopo de uma atividade; o que deve ser feito; materiais; equipamentos e documentos que devem ser usados; e como deve ser controlado e registrado. 


Protocolo/ Diretriz

Texto embasado em evidências científicas, claro e conciso, com editoração gráfica padronizada, construído de forma sistemática, estruturado no algoritmo, com validade técnica e homologado pela direção da instituição. Caracteriza-se por sua forma mais estruturada e rígida e pela multidisciplinaridade das condutas. 

A elaboração de um protocolo deve ser padronizada, envolvendo os profissionais e setores (direta e indiretamente) relacionados ao processo em questão, baseando-se em referenciais teóricos e nas evidências das boas práticas. 

Após elaborados e validados, necessitam ser treinados, implantados, monitorados e revistos periodicamente, para eventuais correções, atualizações e melhorias. 


Contrato entre serviços

Os contratos entre serviços são baseados no modelo Service Level Agreement (SLA) o qual oficializa as responsabilidades de cada time. São contratos entre clientes e fornecedores, nos quais ficam definidos os serviços que são prestados pelo fornecedor e a descrição dos requisitos dos clientes quanto a tempo de entrega e qualidade do serviço.

Esses contratos são utilizados internamente entre os setores configurando a cadeia cliente-fornecedor de serviços.


Registro de Treinamento

Formulário para registro de treinamento interno ou externo, contendo os seguintes campos de preenchimento: Setor; áreas; tema/titulo; organizador/ministrante; carga horária; público alvo; lista de participantes; assinatura; categoria; data e horário do treinamento.   


Síntese de reunião

Formulário conciso para registro dos assuntos discutidos nas reuniões, decisões tomadas, lista de presença e tarefas a serem desenvolvidas com seus respectivos responsáveis.


Modelo de Fluxograma

Um fluxograma é a representação visual contendo a sequência de passos que compõe um determinado processo. Os fluxogramas são desenhados utilizando símbolos convencionados interligados por flechas que indicam as etapas do processo a serem percorridas. 


Formulário de analise de causa raiz - Protocolo de Londres

O protocolo apresenta um processo de investigação de acidentes e análises desenvolvidas em contexto de investigação, que foi adaptados para o uso prático pelos gestores de riscos e outros treinados em investigação de um incidente. A finalidade do protocolo é garantir uma investigação, indo além da identificação de falhas e culpa.

Manual da Qualidade

O Manual de Qualidade do HSP foi elaborado no ano de 2010 e revisado no ano de 2014, pelo Escritório da Qualidade/HSP. Este manual descreve o Sistema de Gestão da Qualidade/SGQ da instituição, norteia suas ações e normatiza o “modus operandi” dos comitês que embasam todo o sistema. Neste documento está estabelecido o compromisso da Alta Direção e dos colaboradores e multiplicadores para o cumprimento dos requisitos e com a melhoria contínua da qualidade dos processos institucionais, especialmente os assistenciais.

A partir de 2014, com a legislação vigente relacionada à Segurança do Paciente e a criação do Núcleo de Segurança do Paciente, o HSP passou a integrar as áreas de Qualidade e Segurança do Paciente, dando ênfase aos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. 

No ano de 2021, foi desenvolvida e lançada esta página do Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente/HSP, no site do Hospital São Paulo, com a finalidade de apresentar, de forma ampla e acessível, tanto o Sistema de Gestão da Qualidade, com suas normas e documentos, quanto a temática da Segurança do Paciente, abordando as ações e protocolos institucionais.  

O Manual aqui apresentado é o documento base do SGQ/HSP, cujas atualizações e acréscimos passaram a ser disponibilizados diretamente nesta página do Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente/HSP, desde o ano de 2021.


POPs Internos - Escritório da Qualidade 

Modelos de POP e Protocolo até 2022

Procedimento Operacional Padrão (POP)

Descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de um procedimento, ou seja, um roteiro padronizado para realizar uma tarefa, inclui os objetivos e o escopo de uma atividade; o que deve ser feito; materiais; equipamentos e documentos que devem ser usados; e como deve ser controlado e registrado. 

A estruturação dos POPs visa basicamente a diminuição de riscos, das diversas naturezas: assistenciais, ocupacionais, sanitários, ambientais, legais e até financeiros, na medida que foca na segurança do paciente e do profissional, padroniza condutas, estabelece procedimentos e otimiza recursos.

Na elaboração dos POPs são identificados os riscos (Assistenciais; Ocupacionais; Sanitários; Ambientais; Legais e Financeiros) e estes são classificados quanto à Gravidade e Probabilidade de ocorrência.


Protocolo/ Diretriz

Texto embasado em evidências científicas, claro e conciso, com editoração gráfica padronizada, construído de forma sistemática, estruturado no algoritmo, com validade técnica e homologado pela direção da instituição. Caracteriza-se por sua forma mais estruturada e rígida e pela multidisciplinaridade das condutas. 

A elaboração de um protocolo deve ser padronizada, envolvendo os profissionais e setores (direta e indiretamente) relacionados ao processo em questão, baseando-se em referenciais teóricos e nas evidências das boas práticas. 

Após elaborados e validados, necessitam ser treinados, implantados, monitorados e revistos periodicamente, para eventuais correções, atualizações e melhorias.