Farmacovigilância

Farmacovigilância é um conjunto de procedimentos relacionados à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de reações adversas a medicamentos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a fármacos, como desvios de qualidade, perda de eficácia, abuso, intoxicação, uso indevido ou mesmo erros de medicação.


A principal ferramenta da Farmacovigilância é a notificação espontânea por parte dos profissionais de saúde, de toda SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA CAUSADA POR MEDICAMENTO ou mesmo de outros problemas relacionados a medicamentos.


Sua notificação poderá contribuir com outras tantas notificações para: 

Acesse o folder informativo : Folder Farmacovigilância 


Folder com acesso restrito a colaboradores internos. Acesse com seu e-mail institucional HU-HSP

Notificar eventos adversos para a Farmacovigilância tem como objetivo principal a redução das taxas de morbidade e mortalidade associadas ao uso de medicamentos, por meio da detecção precoce de problemas de segurança desses produtos para os pacientes, além de melhorar a seleção e o uso racional dos medicamentos pelos profissionais de saúde.

NOTIFIQUE, mesmo na dúvida, notifique!

Evento Adverso

É toda manifestação nociva, não intencional que ocorre em doses terapêuticas normalmente utilizadas para fins de profilaxia, diagnóstico ou tratamento.

Queixas Técnicas

É toda alteração física ou química (alterações organolépticas: cor, cheiro, aspecto ou consistência), adulterações, falsificações, problemas de rotulagem e inefetividade terapêutica (redução ou falha do efeito esperado).

Qualquer profissional de saúde poderá realizar notificações para a Farmacovigilância das suspeitas de eventos adversos, ou queixas técnicas, preenchendo a ficha verde disponivel em sua unidade. A identificação do profissional é opcional, mas caso você decida por se identificar, teremos a oportunidade de lhe dar um retorno da sua notificação, contudo, garantimos a confidencialidade dos seus dados informados.

Como Notificar

As amostras disponíveis e as fichas verdes preenchidas devem ser encaminhadas para a Farmácia no 12° andar ou para Gerência de Risco 1° andar prédio Hospital São Paulo ou caso preferir ligue para o VOIP  2168 ou 17380 ou 1811 e solicite a retirada em sua unidade.

NOTIFIQUE REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS (RAM) e demais eventos relacionados a fármacos, mesmo que você não tenha certeza da associação direta com o medicamento. Em parceria com a Gerencia de Risco os farmacêuticos responsáveis procederão à investigação para determinar a causalidade do evento notificado.