Segurança do Paciente

A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstrando preocupação com a situação, criou a World Alliance for Patient Safety (Aliança Mundial pela Segurança do Paciente) que tem como objetivos organizar os conceitos e as definições sobre segurança do paciente e propor medidas para reduzir os riscos e diminuir os eventos adversos.

O ano de 2013 foi um marco para a Segurança do Paciente no Brasil, com a publicação pelo Ministério da Saúde da Portaria MS/GM nº 529, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, e da Resolução de Diretoria Colegiada da ANVISA - RDC nº 36, tratando sobre os Núcleos de Segurança do Paciente, a obrigatoriedade da notificação dos eventos adversos e o Plano de Segurança do Paciente em serviços de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

Definições de "segurança do paciente"

Banco de imagem: Pixabay

  • É o processo de livrar o paciente de lesões acidentais, ajustando os sistemas e processos operacionais com o objetivo de minimizar a probabilidade de erros e maximizar a probabilidade de interceptação dos erros quando eles ocorrem (IOM, 1999).

  • É a redução e mitigação de atos não seguros dentro do sistema de assistência à saúde, bem como a utilização de boas práticas para alcançar resultados ótimos para o paciente (The Canadian Patient Safety Dictionary, 2003).

  • É a ausência de potencial para ocorrência de danos ou ausência de ocorrência de danos associados a cuidados ao paciente (AHRQ, 2003).

  • Segurança do paciente é a redução dos riscos de danos desnecessários, associados à assistência em saúde, até um mínimo aceitável (OMS - 2009).