Hemovigilância

Hemovigilância é o conjunto de ações da Vigilância Sanitária que abrangem todo o ciclo do sangue, do doador ao receptor, e que tem por finalidade coletar, avaliar e disponibilizar informações sobre eventos adversos ou os efeitos indesejáveis ocorridos nas diferentes etapas da utilização de hemocomponentes afim de prevenir seu aparecimento ou recorrência, melhorando a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança nos serviços de hemoterapia. (Manual Técnico de Hemovigilância-ANVISA).


A Hemovigilância está inserida nas ações de vigilância, desde 2002, dentro da Gerência de Risco dos Hospitais da Rede Brasileira de Hospitais Sentinela, que representa uma das áreas estratégicas de atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 


A transfusão sanguínea é um processo que, mesmo realizado dentro das normas preconizadas, envolve risco sanitário com a ocorrência potencial de incidentes transfusionais, que podem ser classificados em imediatos ou tardios






Notifique os Incidentes

Acesse o folder informativo : Folder Hemovigilância 


Folder com acesso restrito a colaboradores internos. Acesse com seu e-mail institucional HU-HSP

Incidentes imediatos

São incidentes imediatos aqueles que ocorrem durante a transfusão até decorridas 24 horas de sua finalização e são notificáveis todo e qualquer sinal ou sintoma relatado pelo receptor e que possa estar associado a transfusão. 

Incidentes tardios

Incidentes que ocorrem decorridas as 24 horas após o término da infusão são chamados de tardios, entre o mais comum encontramos a transmissão de doenças infecciosas. 

Sinais e sintomas

Quais Sinais e sintomas devem ser observados para notificar um Incidente Transfusional?

Mediante a anotação dos sinais e sintomas e com os resultados dos testes imunohematológiocs, pré e pós transfusionais, o médico hemoterapeuta da Agencia Transfusional irá proceder a classificação das reações transfusionais quanto ao diagnóstico.

Reações transfusionais

O Sistema Nacional de Hemovigilância para fins de notificação no NOTIVISA adota os seguintes diagnósticos de reações transfusionais:

Importante

Notifique via ficha vermelha toda e qualquer ocorrência em relação ao sangue, nos casos de Incidentes Transfusional não esqueça de coletar uma nova amostra de sangue para encaminhar juntamente com a bolsa de sangue para a Agência Transfusional localizada no 4° andar do prédio Hospital São Paulo ou no Hemocentro (Rua Dr. Diogo de Faria, 824) para a realização dos testes Imunohematológicos e confirmação do diagnóstico da reação.